Xanxerenses são medalhistas na Paralímpiada Universitária


Medalhas na superação e com o dever cumprido:
Xanxerenses são medalhistas na Paralímpiada Universitária

“Não precisamos que tenham pena da gente. Precisamos que nos dêem OPORTUNIDADES”. A frase é do Atleta Paralímpico Clodoaldo Silva, e simboliza muito bem o sentimento dos participante de mais uma edição das Paralimpíadas Universitárias realizada em São Paulo e encerrada neste fim de semana.

O evento têm por finalidade estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior  do Brasil, promovendo ampla mobilização em torno do esporte. Representados por duas insituições de ensino superior (Unoes e Unopar), o município de Xanxerê foi destaque na competição com a conquista de três medalhas de ouro e uma de bronze. Foram 5 pódiuns em 6 possíveis.

Um grande resultado para toda equipe comandada pelo técnico professor Carlos Henrique Diavão e acompanhados pela professora Cleidi Bertan. O atual tricampeão brasileiro universitário Ivonei Borges conquistou os seguintes resultados: 100 livre: medalha de ouro; 50 livre: medalha de ouro; 50 costas: medalha de ouro.  Já o estreante em competições paralímpicas, Júlio César Alves, superou as expectativas e levou para casa os seguintes resultados: 100 livre: medalha de ouro; 50 livre: 4° lugar; 50 costas: medalha de bronze.

Além do apoios das duas universidades, a delegação xanxerense teve o apoio da iniciativa privada e Clubes de Serviço: Clube 7 de Setembro, Clinic Mais, Solaris Energia, Santa Aurora Imobiliária , Megazam, Academia ArenaBoxe, Restart Calçados e Confecções, Dr. Eduardo Gesswein, FCDX, Fisio Nathan Bollis e For Boys Cabeleireiro.

– Encerramos nossa participação nas Paralimpíadas Universitárias 2021 com a sensação de dever cumprido, e de que o trabalho está sendo bem feito. Mesmo depois de meses afastados dos treinamentos devido a pandemia e que nos tirou a possibilidade de seguir a preparação, foram obtidos excelentes resultados – grifo enviado pela equipe xanxerense. 

Fonte: Kukki Galvagni